quarta-feira, 11 de maio de 2016

POR QUE OS BRASILEIROS LEEM TÃO POUCO?

SÉRGIO MATOS – POETA ESCRITOR LUSITANO

PRESIDENTE DA ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL/SC – ITAJAÍ

Convidado por Genésio Adolfo – poeta e escritor. Radialista da Rádio Conceição – Sérgio Matos falou sobre o tema: POR QUE OS BRASILEIROS LEEM TÃO POUCO?

Marcaram presença a poetisa e escritora Amanda Bonatti e o poeta e escritor Nilson Weber, tornando o debate vigoroso e atrativo.
Eu, Poeta Escritor Lusitano, corroborando da opinião de outros poetas e escritores brasileiros, acho que a maioria das pessoas mostra dificuldade em discutir o ponto de vista do outro, devido à sua falta de instrução literária. Colocar-se no lugar de outra pessoa é um ato de imaginação. Para compreender o ponto de vista de alguém exige alguma flexibilidade intelectual. O texto escrito é um suporte para o desenvolvimento de raciocínio.
O principal motivo que levou o brasileiro a não ler passou inevitavelmente por uma enorme ausência de vontade política. A carência de sensibilidade, demonstrada pelos sucessivos governos para investirem em projetos culturais e artísticos, subalternizou a emancipação literária do cidadão comum, reduzindo-o à sua muda insignificância. O processo tardio de alfabetização levou o povo brasileiro a se tornar mais oral do que textual. Várias tentativas de popularização do livro foram iniciadas, mas o preço do livro continua muito elevado.

Uma boa leitura pode danificar seriamente a ignorância. Ler é crescer, é preparar a vida para a vida.










Nenhum comentário: